Medicina Ocupacional

A saúde da sua empresa depende da saúde dos seus colaboradores.

eletrocardiograma  (ECG) é o meio que possibilita estudar as propriedades do músculo cardíaco por meio de um aparelho conhecido como eletrocardiógrafo. Este, por sua vez, é um galvanômetro  (aparelho responsável por medir a diferença de potencial entre dois pontos) que analisa a formação e condução do estímulo cardíaco, através de eletrodos dispostos em certas áreas do corpo. Em outras palavras, os eletrodos capturam a variação cíclica que o coração apresenta durante sua atividade elétrica, devido à variação na quantidade de íons de sódio presentes interna e externamente às células do miocárdio.

No momento do exame, o paciente deve estar descansando a pelo menos 10 minutos, sem fumar a pelo menos 40 minutos, e também, deve estar calmo. O ambiente onde o paciente se encontra deve estar a uma temperatura agradável. Com o paciente em decúbito dorsal, com as palmas da mão viradas para cima, o técnico deve encontrar os pontos corretos onde os eletrodos devem ser situados e, em seguida, coloca-se um gel de condução nos locais pré-determinados, e também, nos membros, com posterior conexão do eletrocardiógrafo aos eletrodos. Por conseguinte, registra-se o ECG de repouso. Os sinais elétricos podem ser observados com um onciloscópio (instrumento de medida eletrônico que gera um gráfico bi-dimensional), mas normalmente o registro é feito em um papel de registro.

O papel de registro é quadriculado e divide-se em pequenos quadrados de 1mm, sendo que cada grupo formado por cinco desses quadrados na horizontal e vertical compreendem um quadrado maior. No eixo horizontal é marcado o tempo; o registro é feito em uma velocidade de 25 mm/seg, com cada pequeno quadrado equivalendo a 0,04 seg, ou seja, um quadrado grande equivale a 0,2 seg. No eixo vertical é marcada a voltagem, com cada quadrado pequeno equivalendo a 0,1 mVolt, ou seja, 10 quadrados pequenos correspondem a 1 mVolt.


http://www.infoescola.com/exames-medicos/eletrocardiograma/

 

Havendo necessidade de algum treinamento específico, para você ou sua empresa, Clique Aqui e entre contato com nossa equipe ou fale conosco através do telefone: (81) 3035-2200